02 de Dezembro · 2021

//

Hacking.Rio: Time do VnW ganha prêmio com projeto em prol da erradicação da pobreza

Ex-estudantes do Vai na Web venceram o desafio da SistemaOCB/RJ com a plataforma destinada a cooperativas de reciclagem para desenvolvimento humano

Foto principal

Três ex-estudantes do Vai na Web, o designer Renan Carvalho (37) e os desenvolvedores front-end Marcus Caetano (29) e Pâmela Ferreira (24), foram vencedores do desafio SistemaOCB/RJ - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS-1, Erradicação da Pobreza -  para o Hacking.Rio 2021, o maior hackathon da América Latina.

O time, batizado de Easy Solutions Everyone - IE, contou ainda com os desenvolvedores Igor dos Santos Lima e Rodrigo Alves de Melo. Juntos, entregaram, em apenas três dias, a COOPMEET,  uma plataforma, que apesar de fictícia apresentou modelo de negócio complexo -  focado na erradicação da pobreza, na promoção do desenvolvimento sustentável e impacto positivo ambiental -  e uma  solução digital completa. 

Captura de Tela 2021-12-02 às 09.39.42.png

"O propósito foi construir uma cooperativas de reciclagem para pessoas em situação de vulnerabilidade social se conectarem a eco designers a fim de gerar produtos de valor agregado, além de desenvolvimento humano com capacitação contínuo através de cursos para os seus membros", explica o designer e líder do projeto, Renan Carvalho, que hoje trabalha no Estúdio Vai na Web. 

"O nosso projeto reflete quem somos. Nós três passamos por um projeto social: estudamos, adquirimos experiência e oportunidade profissional com o Vai no Web. O objetivo foi tentar compartilhar um pouco do que o programa nos ensinou e fez pela gente", explica Marcus, que hoje é desenvolvedor front-end do Strytegy, plataforma de colaboração aumentada que auxiliou o time na construção da COOPMEET. 

Aprendizado para a vida

WhatsApp Image 2021-12-02 at 09.48.09.jpeg

Para Pâmela Ferreira, que hoje é instrutora front-end dos estudantes do Vai na Web, a experiência foi um marco na sua vida.

"Foram três dias intensos de trabalho, noites sem dormir e outros inúmeros desafios. Mas, apesar do cansaço, foi uma sinergia incrível com os meus colegas do time", conta. "Por conta disso, quero que os estudantes do Vai na Web saibam, que mesmo depois da formação, eles sempre terão uma rede para se apoiar e nunca estarão sozinhos", completa.

O trabalho em equipe no Hacking.rio despertou novas habilidades em Renan. "Muitas coisas eu fiz pela primeira vez: conheci a minha capacidade de liderança e de realizar mais  funções ao mesmo tempo e em prazo recorde", afirma Renan. 

Marcus percebeu que a bagagem adquirida no Vai na Web e no seu trabalho atual foram os diferenciais. "A partir do momento que eu tive que usar tudo ao mesmo tempo, percebi o quanto já evolui", afirma. 

Mayhara Nogueira,Deep Tech Writer

Escrevendo um futuro muito mais inclusivo, diverso e impactado por tecnologias profundas