13 de Maio · 2021

//

Vai na Web programa “Tinder” do voluntariado com estudantes de Stanford

Match4Action é um aplicativo que promete acelerar o impacto social, conectando voluntários e iniciativas sociais no mundo todo. Iniciativa foi pensada na Califórnia e desenvolvida nas favelas do Rio por estudantes do Vai na Web

Foto principal

Essa semana, 22 de abril, o Vai na Web colocou no ar, com abrangência global, o aplicativo Match4Action, uma espécie de “Tinder do Voluntariado”. O sistema conecta voluntários com iniciativas sociais ao redor do mundo. O app foi idealizado por alunos de formação executiva, da Universidade de Stanford, e foi desenvolvido no Brasil, pelos estudantes de programação do Vai na Web, moradores de duas favelas no Rio de Janeiro: Complexo do Alemão e Morro dos Prazeres.

A história do Match4Action surgiu no final de 2017, quando um grupo de alunos de diferentes países, da Universidade de Stanford, se reuniram para discutir e trocar informações sobre voluntariado e iniciativas de impacto social. “Percebemos que por mais que cada um fizesse um trabalho voluntário, a nossa contribuição para o mundo seria uma gota d´água no oceano. Tínhamos que pensar em como impactar milhões de forma exponencial”, explica Helio Mosquim, cofundador da ONG Match4Action.

CORPO 2 .jpeg

Time Match4Action com membros de diversas localidades do mundo

“Inicialmente, o Match4Action foi desenhado especialmente para pessoas da área corporativa, que desejavam encontrar oportunidades de voluntariado sérias e confiáveis para ajudar quem precisasse. Quando conhecemos o Vai na Web, enxergamos que podíamos ir mais além”, lembra a brasileira Claudia Akel, membro do Match4Action e idealizadora do Impact Social Movement, situado em Miami, nos Estados Unidos, onde mora atualmente.

Com um trabalho de design thinking dentro de algumas empresas se constatou que o movimento unilateral de conectar voluntários corporativos e associações não era o suficiente. Era preciso ser mais flexível e acessível “Uma interação mais eficiente e profunda poderia surgir se pessoas físicas, de um modo geral, tivessem autonomia para atuar na sociedade, criando iniciativas de impacto para o seu bairro, cidade e até mesmo estado”, explica Aline, cofundadora do Vai na Web e executiva da empresa de tecnologia 1STi.

CORPO 2 .jpeg

Time de programadores do Vai na Web

O Vai na Web foi “match” perfeito e o grande passo para dar vida para essa ideia. Os estudantes programaram o aplicativo, que foi apresentado na Universidade Stanford, no mês de março deste ano. A representante da equipe, a jovem Evelyn Mendes e Aline Fróes foram até Palo Alto, na Califórnia, apresentar a primeira versão do sistema para os membros do Match4Action.

“O desenvolvimento desse app foi muito além do código. Os estudantes foram responsáveis pela investigação do problema — junto ao time do M4A -, criação do design, desenvolvimento do frontend, backend, gestão do time, desenvolvimento ágil e liderança”, explica Aline Fróes.

“Foi um incrível trabalho em equipe, que nos trouxe muito desafios e, ao mesmo tempo, muita satisfação! O app mostra a capacidade técnica do Vai na Web de desenvolver software de qualidade. Eu tenho muito orgulho em fazer parte dessa história, que só está começando”, aponta Evelyn Mendes.

Como funciona o Match4Action?

CORPO 2 .jpeg

O aplicativo, que tem uma design bastante intuitivo, é inspirado no Tinder, app de relacionamento. Os usuários podem se cadastrar como voluntários ou organizações sociais. A partir daí, eles podem pesquisar uma iniciativa existente compatível ao seu interess ou criar a sua própria iniciativa, reunindo pessoas para defender causas relevantes.

Todas as iniciativas publicadas na plataforma estão alinhadas com algumas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Global Goals 2030), atribuídas pela ONU. Tanto as instituições, como as pessoas físicas podem construir um perfis alinhado com os objetivos: igualdade de gênero, educação de qualidade, fome zero, erradicação da pobreza, entre outros.

“O Macth4Action nos permite criar uma rede de pessoas em todo o mundo que deseja fazer o bem, onde quer que esteja e sempre que possível. Assim aceleramos o impacto social de uma maneira que não teria sido possível sem a tecnologia”, explica um dos membros do Match4Action, Saskia Verraes, da Nova Zelândia.

A primeira versão do aplicativo vai atender as áreas de atuação dos membros fundadores: São Paulo e Rio de Janeiro; região de São Francisco e Miami (EUA), além de algumas áreas da Nova Zelândia.

“Estamos nesse processo piloto para que possamos aprender com as demandas dos usuários e evoluirmos por meio da facilitação em larga escala, gerando grande impacto social”, explica Mosquim que ressalta a competência do time do Vai na Web. “Uma ideia só tem valor quando ganha forma e se torna realidade. O time do VNW tornou um sonho realidade e vem nos permitindo gerar resultados verdadeiramente profundos.”

Por enquanto, o aplicativo Match4Action está disponível apenas em inglês. Mas já é possível baixá-lo nas lojas para Android e iOS.

Vai na Web

Criado em 2017, o Vai na Web, oferece educação digital avançada e valores humanos para jovens de 16 a 29 anos de duas favelas do Rio de Janeiro: Complexo do Alemão e Morro dos Prazeres. O programa já formou mais de 200 estudantes, muitos desses jovens já estão empregados na área de tecnologia e inseridos em cursos de ensino superior. Além de ser focado em linguagens de programação, o VNW dedica 25% do treinamento para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, onde os estudantes aprendem comunicação não-violenta, elevação coletiva e diversidade.

Por Mayhara Nogueira

Para conhecer mais detalhes do trabalho do Vai na Web, acesse o nosso perfil no Instagram, Facebook ou Twitter.

Vai Na Web,

O Vai na Web é um movimento de alta tecnologia e impacto social que amplia as capacidades humanas e as requalifica para encarar os desafios da indústria 4.0.